Você já reparou como as pessoas estão ouvindo mais o rádio?

Atualizado: há 5 dias



Em relatório, Nielsen indica que "o rádio se tornou o colega de trabalho perfeito e o melhor companheiro durante o dia"


Em agosto, a Nielsen disparou um relatório ao mercado que destaca o alcance do áudio entre os profissionais que estão em regime 'Home-office', ou seja, trabalhando de forma remota. E três quartos (75%) dos entrevistados ouvem música enquanto trabalham de casa, sendo a maior participação de atividades relacionadas à mídia de qualquer meio de comunicação. E, neste caso, o rádio sai na frente: segue com um alcance de 91% nos Estados Unidos, sendo líder entre todas as plataformas de áudio disponíveis.


Em sua introdução, a Nielsen destaca que "O rádio é um companheiro de deslocamento tão onipresente que, quando muitos americanos foram convidados a trabalhar em casa no início deste ano devido ao COVID-19, a indústria se perguntou como os americanos ouviriam". E que, em 2020, o "entretenimento de áudio continua sendo uma característica da vida norte-americana", com o "rádio - e inovações como os serviços de streaming de música digital - ajudaram a lançar podcasts no centro das atenções, conduzir a descoberta de novas músicas, nos entreter e nos manter atualizados sobre as últimas notícias, locais e nacionais", destaca.

A Nielsen relata que os consumidores que ficaram isolados em suas respectivas casas, mas mantiveram as suas atividades profissionais de forma remota, "recorreram ao seu velho amigo, o rádio, para fazer-lhes companhia e informá-los, como sempre fez com segurança ao longo da história". A Nielsen destaca que o meio "se tornou o colega de trabalho perfeito e o melhor companheiro durante o dia para muitos funcionários remotos".


Os números

No relatório, a Nielsen trás os seguintes recortes da pesquisa Total Audience Report, no estudo Work from Home Edition:  três quartos dos pesquisados (75%) afirmam ouvir música enquanto trabalham, independentemente da plataforma de áudio utilizada e sendo um volume que considera pelo menos uma vez por semana. Desses, 40% relataram sintonizar diariamente uma estação de rádio. Segundo a Nielsen, esse é o maior percentual de participação nas atividades relacionadas à plataformas de qualquer mídia e meio de comunicação. Já 35% relatam sintonizar pelo menos uma vez por semana.

"O rádio AM / FM continua sendo a peça central do universo do áudio, atingindo mais de nove em cada dez adultos nos Estados Unidos a cada semana, mais do que qualquer outra plataforma de mídia, incluindo 95% dos hispânicos adultos com 18 anos ou mais", destaca o relatório, afirmando também que "ao mesmo tempo, os consumidores estão complementando seu uso de transmissão de rádio transmitindo áudio por meio de seus dispositivos pessoais móveis menores. Entre os adultos, o uso semanal de smartphones e tablets cresceu 28% e 20%, respectivamente, na comparação com o mesmo trimestre do ano passado".

Durante a pandemia do novo coronavírus, no primeiro quadrimestre de 2020, o rádio contou com 91% de alcance entre as plataformas de áudio nos Estados Unidos, recuando apenas 1% em relação ao mesmo período em 2019 (quando a rotina da população estava normal em sua movimentação).


Fonte: Tudoradio.com.br


Com um público estimado em mais de 1 milhão de pessoas as emissoras da Rede Clube FM e Rede Band FM Rondônia estão comprometidas em oferecer aos seus ouvintes a melhor experiência em programação de rádio, investindo em pesquisa, análise de cultura regional, tecnologia e treinamento. 

Para que eles se identifiquem e permaneçam sintonizados nas nossas emissoras, a programação de cada uma delas é baseada tanto nas playlists populares de maior sucesso do Brasil quanto na cultura musical local dos municípios onde atuamos.

Para você anunciar em Rondônia, nas emissoras mais ouvidas, acesse:

Band FM 94,1 Porto Velho

Clube FM 92,3 Ariquemes

Clube FM 93,7 Ji-Paraná

4 visualizações

© 2023 Todos os direitos reservados.

Organizações Gisele Maiolino Furtado