top of page

Como alavancar resultados anunciando no rádio em conjunto com as suas campanhas online.

Atualizado: 29 de jun. de 2023


Para funcionar e trazer bons resultados, a publicidade tem que ser inteligente e sensibilizadora. Deve alcançar o máximo possível de pessoas e motivá-las a adquirir produtos e serviços.


Alcançar esse público de forma eficaz na internet tem sido um desafio cada vez maior para os negócios locais, visto que o enorme investimento das grandes marcas em remarketing e retargeting criam uma enxurrada virtual de anúncios que praticamente anulam a comunicação dos menores. Basta procurar qualquer item de varejo no Google, para passar a receber dezenas de anúncios, e-mails, artigos e promoções vantajosas.


Estas grandes corporações, com elevada capacidade financeira, criam e veiculam conteúdo relevante periodicamente, incluindo vídeos, banners, stories, blogs e uma infinidade de outras peças publicitárias, investindo em estratégias que precisam ser administradas por grandes equipes, o que quase nunca é viável para negócios locais.

Estes, passam então a trabalhar basicamente com posts nas redes sociais, muitas vezes de forma orgânica, sem impulsionar. Embora as vezes eficazes, atingem somente uma pequena parcela da população, limitando demais o alcance.


Mas é possível potencializar o alcance e os resultados desses anúncios usando um veículo de comunicação poderoso, que é consumido por 78% das pessoas. O rádio.


Observe os carros ao seu redor e perceba que a maioria deles está com o rádio ligado.


Todos os dias, os donos da casa se levantam e começam a preparar o café, mas não sem antes ligar o rádio. E assim o aparelho permanece o dia todo acompanhando eles nas suas atividades diárias.

Joaquim levanta as 05:00 já ao som do seu rádio relógio e toma banho com os ouvidos atentos às notícias. Após o café, embarca no ônibus para o trabalho com fones de ouvido e assim passa o dia todo, escutando a sua programação preferida.

Fernando, motorista de aplicativo, sempre que entra no carro já liga o rádio e assim segue o dia todo, transportando seus passageiros ao som da sua rádio preferida.


O rádio faz parte da vida e da rotina das pessoas e de acordo com o IBOPE, de todos os veículos de comunicação existentes ele está em segundo lugar em penetração. Nenhum outro veículo de mídia é páreo para o rádio quando falamos em cobertura e esse fato o torna imprescindível no planejamento de quem quer anunciar.


Na última pesquisa Inside Radio realizada pelo KANTAR IBOPE MEDIA de abril a junho de 2020, o rádio aparece como um veículo consumido por 78% da população, sendo que 3 de cada 5 ouvintes declararam ouvir todos os dias. Cada ouvinte, passa em média cerca de 4 horas e 41 minutos por dia ouvindo o rádio. Em levantamento realizado pelo mesmo instituto durante a pandemia de Coronavírus, em abril de 2020, 75% dos ouvintes declararam estar ouvindo muito mais o veículo.



- A audiência do rádio é imbatível no período da manhã e tarde, quando as pessoas estão fora de casa, no trânsito, trabalhando ou realizando seus afazeres domésticos. O horário nobre do rádio dura 13 horas. Recentes pesquisas sobre o consumo de mídia demonstra que o local de audiência do rádio mudou, mas a quantidade de ouvintes continua crescendo. Diminuiu a audiência em casa e aumentou no automóvel e nos dispositivos móveis, fato este que pode ser justificado pelas mudanças de consumo dos brasileiros, e da inclusão de mais pessoas no mercado de trabalho.

- O rádio atinge o ouvinte no momento de decisão da compra. O rádio está mais perto do consumidor no momento que antecede a compra, posicionando o comercial de forma certeira no momento exato em que o consumidor sai para comprar. Escutar o comercial de um cliente X a caminho do cliente Y certamente fará com que o ouvinte mude a rota em direção a empresa que divulga uma melhor promoção.

- O rádio chega onde outros veículos não conseguem ir. Sítios, chácaras, fazendas e cidades satélites (vizinhas) estão sempre sintonizados nas emissoras locais. O rádio atinge estas regiões com qualidade de sinal e grande cobertura, transmitindo o recado comercial a todos os públicos de interesse do anunciante.

A dificuldade de acesso à internet e a baixa escolaridade de parte da população também contam em favor do rádio, por ter uma linguagem falada e simples, que as pessoas entendem.

- Uma produção de rádio custa até 20x menos do que em TV ou internet. No cálculo do retorno de mídia, deve-se sempre levar em conta o investimento em produção, que no caso do rádio tem um valor irrisório. A produção de um comercial de rádio é fácil, rápida e pode ser colocada no ar em questão de minutos, ao contrário das outras mídias, que requerem habilidades de design, edição de vídeo, imagens, configuração de facebook ads, google ads e outros recursos tecnológicos.

- O custo de veiculação no rádio é infinitamente menor do que na TV ou internet. Veicular um comercial no rádio tem um custo menor do que na internet. Ao contrário do que muita gente pensa, anunciar na internet ainda é muito caro, por serem necessários profissionais especializados em "online", capacitados em planejamento estratégico para internet, criação de conteúdo e veiculação. O cliente precisa estar ciente de que anunciar na internet contando somente com os resultados orgânicos (aqueles que não são pagos) não atinge praticamente mais ninguém. Então embora não conte com o apelo visual, anunciar no rádio é muito mais barato e o anunciante consegue atingir o consumidor mais vezes, aumentando a chance de vender.


Associar o apelo visual da internet ao alcance proporcionado pelo rádio é sucesso garantido.

Boas vendas.


Com um alcance potencial de mais de 1,5 milhão de habitantes, as rádios pertencentes à Rede Clube Cidade FM Rondônia destacam-se por suas inúmeras qualidades que as tornam uma escolha excelente para empresas e anunciantes. Nossas rádios conseguem atingir um público amplo e diversificado. A transparência com que trabalhamos é também um valor fundamental, por isso somos a única rede do Brasil a disponibilizar aos anunciantes um portal de checagem, permitindo que acompanhem a veiculação de suas inserções de forma clara em tempo real.


Desde a produção até a veiculação, garantimos resultados de alta qualidade. Com um foco dedicado em conquistar e manter uma audiência sólida, a Rede Clube Cidade FM se compromete com o sucesso de seus clientes, proporcionando uma parceria valiosa e resultados efetivos.


Para anunciar em qualquer uma de nossas rádios acesse: www.redeclubecidadefm.com

103 visualizações0 comentário
bottom of page