Anunciar no rádio aumenta o tráfego nos sites e portais da internet.

Atualizado: Jun 18

Os dados apresentados pela LeadsRX em novembro do ano passado comprovam, mais uma vez, a importância dos investimentos no rádio para aumentar as vendas e reforçar a marca.

Segundo a empresa, o impacto de um anúncio de rádio é imediato. O estudo aponta que em até 10 minutos após a veiculação comercial, os sites analisados tiveram um aumento médio de 17% no volume de visitantes. Melhor do que gerar movimentação digital, foi a informação de que a maioria do tráfego da internet atribuível aos anúncios de rádio eram de novos clientes, que nunca haviam visitado o site da marca antes.

O estudo foi fundamentado em uma análise que durou 17 meses e levou em conta o impacto de mais de 2 milhões de comerciais de rádios para mais de 300 anunciantes de automóveis nos Estados Unidos, comprovando que o rádio tem um poder incrível de levar os ouvintes a executarem uma ação, colaborando significativamente para o alcance de novos leads com real potencial de compra.


Qual a melhor periodicidade/frequência para anunciar no rádio

A periodicidade de anúncios no meio rádio também gera melhores resultados. O levantamento da LeadsRX mostrou que as empresas de automóveis que anunciavam sete dias por semana obtinham resultados 90% melhores do que aquelas que anunciavam em períodos mais curtos, como quatro dias por semana.

A quantidade de anúncios diários também pode dobrar o desempenho do anunciante. Segundo o relatório, 10 comerciais por dia é o ponto de inflexão, ou seja, se o anunciante que investe em 8 anúncios diário passar para 10 terá um incremento significativo no seu resultado, ou seja, a quantidade de vezes que as pessoas são expostas a um comercial tem reflexo direto.


Melhores dias e horários para anunciar no rádio

Seja durante a semana ou em finais de semana, anunciar no rádio sempre é uma boa opção para marcas que buscam um retorno imediato na geração de leads, como é o caso do setor automotivo. Quanto ao melhor horário para veiculação também fica comprovado pelo estudo que independente de ser horários de manhã, meio dia ou tarde, o resultado acontece, pois a maioria das compras de veículos acontece durante o dia. Mais um ponto interessante sobre a mídia de rádio, comprovado no relatório, é que o meio domina a audição nos carros. E vamos combinar, passamos muito tempo no trânsito e com os ouvidos coladinhos no rádio!


Formatos mais atrativos para anunciar no rádio

Os anúncios no rádio possuem diferentes formatos: Spots de 30 segundos, vinhetas de abertura de programas, blitz promocional, chamadas ao vivo e muitas outras.

Aqui está mais um ponto interessante abordado no estudo. Segundo a LeadsRX, quando há endosso do comercial feito pelos radialistas/comunicadores, há o dobro de taxa de resposta do público. No estudo, 79% dos entrevistados afirmaram que “valorizam as opiniões dos comunicadores”, reforçando o impacto do meio na publicidade de uma marca.


Qual o melhor investimento: Mídia on-line ou mídia off-line?

A mídia digital está em alta e tem sim o seu potencial de alcance para geração de leads. No entanto, o estudo reforça o impacto e importância que a publicidade radiofônica tem no meio digital. Realizar uma distribuição da verba publicitária que contemple as diversas mídias continua sendo a opção mais interessante para quem quer conversar com o potencial cliente onde ele estiver, na hora que ele quiser e no formato que ele preferir.

O que podemos concluir com o estudo é que uma campanha eficiente no rádio é aquela que inclui uma diversidade de formatos e mescla horários e dias da semana.

*Com informações da Connectmix e Tudo Rádio


Com um público estimado em mais de 1 milhão de pessoas As emissoras da Rede Clube FM e Rede Band FM Rondônia são estão comprometidas em oferecer aos seus ouvintes a melhor experiência em programação de rádio, investindo em pesquisa, análise de cultura regional, tecnologia e treinamento. 

Para que eles se identifiquem e permaneçam sintonizados nas nossas emissoras, a programação de cada uma delas é baseada tanto nas playlists populares de maior sucesso do Brasil quanto na cultura musical local dos municípios onde atuamos.

Para você anunciar em Rondônia, nas emissoras de rádio mais ouvidas, acesse:

Band FM 94,1 Porto Velho

Clube FM 92,3 Ariquemes

Clube FM 93,7 Ji-Paraná

1 visualização

© 2023 Todos os direitos reservados.

Organizações Gisele Maiolino Furtado