top of page

Anunciar no rádio gera um impacto imediato no consumidor.

Atualizado: 18 de jun. de 2020

Todos os dias, dona Maria se levanta e começa a preparar o café, mas não sem antes ligar o rádio. E assim o aparelho permanece o dia todo acompanhando-a nas suas atividades diárias.

Joaquim levanta as 05:00 já ao som do seu rádio relógio e toma banho com os ouvidos atentos ao noticiário matinal. Após o café, embarca no ônibus para o trabalho com fones de ouvido e assim passa o dia todo, escutando a sua programação preferida.

Fernando sempre que entra no carro já liga o rádio e vai e volta da faculdade ouvindo a programação noturna.

Já Gustavo, acorda as 04:00h, tira o leite das vacas ao som daquele sertanejo raiz que está tocando no rádio e passa o resto do dia na lavoura dentro da cabine do trator, ligado na sua frequência predileta.



A muito tempo o rádio faz parte da vida e da rotina das pessoas e de acordo com IBOPE e Nielsen, de todos os veículos de comunicação existentes ele está em segundo lugar em penetração. Nenhum outro veículo de mídia é páreo para o rádio quando falamos em cobertura e esse fato o torna obrigatório no planejamento de quem quer anunciar.


O impacto de um anúncio de rádio é imediato.


- O rádio atinge o ouvinte no momento de decisão da compra.

O rádio está mais perto do consumidor no momento que antecede a compra, posicionando o comercial de forma certeira no momento exato em que o consumidor sai para comprar. Escutar o comercial de um cliente X a caminho do cliente Y certamente fará com que o ouvinte mude a rota em direção a empresa que divulga uma melhor promoção.

- O rádio chega onde outros veículos não conseguem ir.

Sítios, chácaras, fazendas e cidades satélites (vizinhas) são impossibilitadas de ver o seu comercial veiculado em TV local ou internet. O rádio atinge estas regiões com qualidade de sinal e grande cobertura, transmitindo o comercial a todos os públicos de interesse do anunciante.

A grande quantidade de antenas parabólicas e a popularização das TVs via satélite também contribuíram para o aumento da vantagem de anunciar no rádio. A dificuldade de acesso à internet e a baixa escolaridade de parte da população também contam em favor do rádio, por ter uma linguagem que as pessoas entendem.

Em Rondônia, é comum os moradores se deslocarem de cidades menores para cidades maiores para realizarem suas compras. Um exemplo disso são as cidades de Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena. Estas cidades são centro de compras para a população residente nos municípios ao redor.


- Uma produção de rádio custa bem menos do que em TV ou internet.

No cálculo do retorno de mídia, deve-se sempre levar em conta o investimento em produção, que no caso do rádio é infinitamente menor do que na TV ou mesmo na internet. A produção de um comercial de rádio é fácil, rápida e pode ser colocado no ar em questão de minutos, ao contrário das outras, que requerem habilidades de design, edição de vídeo e captação de imagens que custam caro.

- O custo de veiculação no rádio é infinitamente menor do que o de outras mídias.

Veicular um comercial no rádio tem um custo bem menor do que na televisão ou na internet.

Ao contrário do que muita gente pensa, anunciar na internet ainda é muito caro, por serem necessários profissionais especializados em “online” capacitados em planejamento estratégico para internet, criação de conteúdo e veiculação. O cliente precisa estar ciente de que anunciar na internet contando somente com os resultados orgânicos não gera praticamente nenhum resultado. Embora não conte com o apelo visual, anunciar no rádio é muito mais barato e o anunciante consegue atingir o consumidor mais vezes, aumentando exponencialmente a chance de atingir .


Com um público estimado em mais de 1 milhão de pessoas As emissoras da Rede Clube FM e Rede Band FM Rondônia são estão comprometidas em oferecer aos seus ouvintes a melhor experiência em programação de rádio, investindo em pesquisa, análise de cultura regional, tecnologia e treinamento. 

Para que eles se identifiquem e permaneçam sintonizados nas nossas emissoras, a programação de cada uma delas é baseada tanto nas playlists populares de maior sucesso do Brasil quanto na cultura musical local dos municípios onde atuamos.


Para você anunciar em Rondônia, nas emissoras de rádio mais ouvidas, acesse:

161 visualizações0 comentário
bottom of page