top of page

O impacto da publicidade sonora em ascensão, afirma Dentsu; O Rádio lidera.



Porto Velho - O poder do som mantém a atenção do público de forma mais eficaz do que outros meios de comunicação nas campanhas publicitárias.


O som emerge como uma ferramenta de destaque no cenário publicitário. Esta afirmação baseia-se na eficácia deste formato em prender a atenção do público-alvo, um objetivo central em qualquer estratégia de marketing. Cada plataforma sonora possui suas particularidades que a diferenciam de outros modelos, entretanto, foi o rádio que brilhou, demonstrando excelente desempenho em termos de custo e concentração da atenção. Os insights provêm da Dentsu, após um estudo de cinco anos.


O setor de pesquisa da equipe de Economia da Atenção da Dentsu analisou o ambiente de publicidade sonora em conglomerados de rádio como Audacy, Cumulus Media e iHeartRadio, além de plataformas como Amazon Ads, Spotify e SXM Media. As conclusões apontam que a publicidade sonora conquista notavelmente mais atenção do público se comparada a outras formas de anúncio. O estudo avaliou a atenção gerada por meio do áudio em rádio, serviços de streaming e podcasts, todos exibindo vantagens significativas.


Quando se trata de mil impressões, a lembrança de marca se destaca, acompanhada de um aumento mais substancial na preferência pela marca, em relação a outras plataformas de publicidade, uma consideração vital para qualquer estratégia mercadológica.


O ecossistema de rádio, abrangendo estações AM/FM dos conglomerados norte-americanos Audacy, Cumulus Media e iHeart Radio, foi identificado como o canal midiático mais eficiente em termos de custo para atrair atenção a cada mil impressões.


Tais descobertas alinham-se com a crescente necessidade dos investidores em mídia de compreender a fundo o mundo do áudio, com ênfase especial no rádio, como destacado recentemente pelo tudoradio.com.


Os podcasts disponibilizados pelas plataformas destes mesmos grupos de rádio, como Audacy, Cumulus Media, iHeart Radio, juntamente com os serviços Spotify e SXM Media, conseguiram cativar o segundo maior grau de atenção por mil impressões, em comparação com parâmetros digitais, sociais e televisivos. O streaming de música, analisado no Amazon Music através de voz com a assistente virtual Alexa, seja em dispositivos móveis ou desktop, evidenciou-se nas métricas de "branding-chave", métricas fundamentais para a construção de marca.


De acordo com os resultados fornecidos pela Dentsu, a publicidade sonora gerou mais segundos de atenção por mil impressões, fortaleceu a lembrança de marca e impulsionou um maior aumento na preferência pela marca, em comparação com outras formas de publicidade, um fator essencial para qualquer estratégia de marketing.


O ambiente radiofônico, através das estações AM/FM dos conglomerados norte-americanos Audacy, Cumulus Media e iHeart Radio, sobressai como a plataforma midiática mais eficiente em termos de custo para direcionar atenção a cada mil impressões.


Tais conclusões atendem à necessidade crescente dos anunciantes de compreenderem profundamente o ecossistema sonoro, especialmente o universo do rádio, como recentemente evidenciado pelo tudoradio.com.


Por sua vez, os podcasts veiculados pelas aplicações destes mesmos grupos de rádio, como Audacy, Cumulus Media, iHeart Radio, além das plataformas Spotify e SXM Media, conseguiram capturar a segunda maior atenção por mil impressões em comparação com os parâmetros digitais, sociais e televisivos. O streaming de música, avaliado no Amazon Music por meio da interação com a assistente virtual Alexa, seja em dispositivos móveis ou computadores, destacou-se nas métricas essenciais para a construção da marca.


Segundo informações da imprensa especializada local, a Dentsu colaborou com a Lumen Research para desenvolver uma metodologia equivalente às métricas visuais de mídia, a fim de coletar os dados. O processo envolveu expor os participantes a ambientes auditivos semelhantes às suas experiências sonoras cotidianas, avaliando a lembrança e a mudança na preferência pela marca por meio de pesquisas pós-audição.


Conforme relatado pelo portal RadioINK, a Audacy irá hospedar um webcast da AdAge em 15 de agosto, proporcionando uma análise mais profunda das plataformas midiáticas que conquistam maior atenção, com a participação de líderes da Audacy, Dentsu, iHeart e Cumulus.


Com um alcance potencial de mais de 1,4 milhão de habitantes, as rádios pertencentes à Rede Clube Cidade FM Rondônia destacam-se por suas inúmeras qualidades que as tornam uma escolha excelente para empresas e anunciantes. Nossas rádios conseguem atingir um público amplo e diversificado. A transparência com que trabalhamos é também um valor fundamental, por isso somos a única rede do Brasil a disponibilizar aos anunciantes um portal de checagem, permitindo que acompanhem a veiculação de suas inserções de forma clara em tempo real.


Desde a produção até a veiculação, garantimos resultados de alta qualidade. Com um foco dedicado em conquistar e manter uma audiência sólida, a Rede Clube Cidade FM se compromete com o sucesso de seus clientes, proporcionando uma parceria valiosa e resultados efetivos.


Para anunciar em qualquer uma de nossas rádios acesse: www.redeclubecidadefm.com/anuncie

65 visualizações0 comentário
bottom of page