top of page

Publicidade ou Marketing?

Atualizado: 18 de jun. de 2020

Publicidade ou Marketing?


Antes de mais nada vamos esclarecer um ponto crucial.

A maioria das pessoas ainda confunde marketing com publicidade, ou acham que os dois são a mesma coisa. Apesar de as vezes os assuntos se misturarem, acho importante que você entenda que um pertence ao outro, mas que o marketing é muito mais amplo do que a publicidade e propaganda.




Philip Kotler, em seu livro Marketing 3.0 define o marketing como: “a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro”.


O American Marketing Association, define como “uma atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para os consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral. ”


Falando se forma simplista, o marketing é um conjunto de esforços voltados a identificar e atender as necessidades dos consumidores através de produtos ou serviços, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas. Abrange desde a concepção destes produtos e serviços até a entrega e acompanhamento do seu pós-venda. Então você pode estar trabalhando com marketing sem necessariamente estar usando a publicidade.


"Quando você trabalha na melhoria dos seus produtos ou serviços, agregando valor a eles, atendendo as necessidades que identificou, você está fazendo marketing, não publicidade."


A Publicidade é uma ferramenta.


É uma das atividades fundamentais do marketing que utiliza a comunicação criativa e persuasiva para alcançar objetivos específicos. Através de anúncios ou ações veiculados em diversos canais, como o rádio, ela pode ser utilizada para aumentar vendas através de promoções, ativar, posicionar ou reposicionar marcas, lançar produtos, gerenciar crises e em dezenas de outros casos que necessitam de comunicação.

A publicidade usa a linguagem do seu público alvo para despertar nele o desejo de adquirir produtos, serviços ou até mesmo ideias, no caso da propaganda política ou do terceiro setor.


Com um público estimado em mais de 1 milhão de pessoas As emissoras da Rede Clube FM e Rede Band FM Rondônia são estão comprometidas em oferecer aos seus ouvintes a melhor experiência em programação de rádio, investindo em pesquisa, análise de cultura regional, tecnologia e treinamento. 

Para que eles se identifiquem e permaneçam sintonizados nas nossas emissoras, a programação de cada uma delas é baseada tanto nas playlists populares de maior sucesso do Brasil quanto na cultura musical local dos municípios onde atuamos.

Para você anunciar em Rondônia nas emissoras de rádio mais ouvidas, acesse:


6 visualizações0 comentário
bottom of page